É a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças.
Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.
Você conhece a cárie de mamadeira?
A cárie de mamadeira é normal nos primeiros anos de vida. Isso se dá pelo hábito de ingerir o leite na mamadeira e dormir em seguida sem que seja feita a higienização dos dentes. Outra possibilidade de ocorrer esse tipo específico de cárie é a ingestão de açúcares na alimentação do seu filho.

ODONTOPEDIATRIA
Odontologia para Gestantes
Sabia que o dentista deve fazer parte do pré natal? Além de todos os cuidados no pré natal com seu médico, é necessário também consultar o seu dentista para realizar uma avaliação, pois algumas doenças bucais podem causar parto prematuro e bebês com baixo peso. Consulte um especialista.
Você sabia que a gestante pode e deve receber tratamento odontológico quando necessário? Desde que o tratamento seja realizado por um especialista capacitado, poderá ser realizadas radiografias, anestesias e todos os tratamentos desde que bem indicados conforme o período gestacional.
Além das doenças cárie e periodontal existe também a erosão dental, que é a desmineralização dos dentes por substancias ácidas como refrigerantes, sucos de caixinhas, frutas ácidas, pessoas com refluxo e bulimia. Neste caso, a escovação deverá ser realizada de uma maneira diferenciada para não agravar o problema.
Traumatismo dentário
Quando ocorrer qualquer tipo de trauma na boca, como quedas, pancadas, brigas, mesmo sem sangramento vísivel pode levar a necrose do dente, reabsorções dentárias e ósseas entre outras consequências. Após a ocorrência destas situações procure o dentista para avaliar a situação, muitas vezes um controle períodico será necessário.
Você sabe o que deve ser feito quando perder um dente em um acidente? Se o dente sair inteiro com raiz e tudo, o melhor é mantê-lo imerso em leite gelado e ir para o dentista o mais rápido possível para recolocar na cavidade. Mas não pode passar de 60 minutos do ocorrido para ter um sucesso no tratamento, ok.
