Como o próprio nome diz, é uma ciência que estuda a fala e a audição em todos os seus aspectos.
Por ser uma ciência nova, a Fonoaudiologia tem possibilitado aos fonoaudiólogos várias especializações, ampliando sua atuação em diferentes áreas da comunicação.

FONOAUDIOLOGIA
Faz parte das atribuições do fonoaudiólogo a orientação quanto a deglutição (disfagia), hábitos inadequados, posição da musculatura facial e bucal e postura corporal, que está diretamente relacionada com a mastigação e respiração, além de observações escolares relacionadas à leitura e escrita, gagueira, dislexia e distúrbios da voz.
A respiração também pode ser trabalhada. Ela é fator determinante no desenvolvimento da dentição, língua, bochechas, lábios e voz. Muitas pessoas acreditam que o trabalho fonoaudiológico é dirigido apenas para crianças, mas há muitos adultos que possuem problemas respiratórios, musculares, vocais como cansaço ao falar e principalmente de deglutição.
Todos estes casos, são tratados pelo fonoaudiólogo. O paciente passa por uma entrevista a partir da qual especificam-se as terapias. E fica um alerta: caso você sinta qualquer alteração em sua fala ou audição, procure um fonoaudiólogo. Muitas vezes, a solução é muito mais simples do que se imagina.
Viviane Rita Caropreso, graduada em fonoaudiologia no ano 1994 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP. Especialista em Motricidade Oral.
CRFa 2 -7314
Nós fonoaudiólogos, praticamos nossa atividade profissional em locais diversificados, como: consultórios, hospitais, escolas, empresas e outros. Os pacientes em potencial vão desde bebês até pessoas idosas.
Além da audição e fala, atuamos em dificuldades mastigatórias, deglutição, respiração, etc.
