CONHEÇA O APARELHO AUTOLIGADO
O QUE É
Ao dormir toda musculatura do nosso corpo se relaxa, a parte posterior da língua ao relaxar pode diminuir a passagem do ar o que pode provocar vibrações e ruídos.

Esta condição pode evoluir para a Apnéia do Sono, que seria a interrupção da respiração, isto mesmo, durante alguns segundos a respiração da pessoa que sobre de apnéia para por completo.
E isto geralmente ocorre sucessivas vezes durante a noite de sono, causando problemas sérios na saúde do indivíduo podendo causar até a morte.
CAUSAS DO RONCO E DA APNÉIA
- aumento do peso, o ganho de tecido adiposo (gordura) na região do pescoço, diminui a passagem de ar na faringe podendo causar a obstrução ou diminuição da passagem de ar
- uso de álcool e diazepínicos (calmantes);
- constituição dos ossos da face do paciente, como a retrognatia (quando a mandíbula do paciente está posicionada mais para posterior em relação a maxila) diminuem também a passagem de ar;
- adenóides e amígdalas grandes são causas frequentes de ronco em crianças;
- contato das paredes musculares da faringe, que têm diminuição do seu tônus induzido pelo repouso ou pelo decorrer dos anos;
obstrução nasal, rinites, sinusites; desvios de septo, pólipos nasais.
Com os novos estudos, pesquisadores começaram a perceber queda no rendimento das
atividades durante o dia de pacientes que apresentam ronco ou apnéia de pacientes comuns. Os sintomas mais observados são:
-ronco alto e interrompido
-sono agitado
-engasgos noturnos
-sonolência diurna
-despertares frequentes
-fadiga crônica
-irritabilidade
-perda de memória,
-dificuldade de concentração
Como tratar?
O tratamento pode variar de paciente para paciente, somente com uma avaliação mais aprofundada e exames conseguimos sugerir o tipo de tratamento mais conveniente para cada paciente. Hoje em dia os tratamentos mais usados são:
. CPAP
. Dispositivos intra-orais de avanço mandibular
. Dilatadores nasais internos (rino-stents) e externos
. Fonoterapia (exercícios orais específicos)
. Tratamentos cirúrgicos:
